segunda-feira, 8 de maio de 2017

Sobre descobrirmos novos caminhos

Oi pessoal!!! Tudo bem aí?
Gente, hoje eu quero começar sugerindo que a gente pratique menos julgamento e mais aceitação e respeito. É óbvio que o julgamento faz parte de qualquer ser humano, mas a gente pode trabalhar para que essa característica seja, cada dia menos, parte do nosso dia-a-dia.
Sabe aquela famosa frase: "trate as pessoas como você gostaria de ser tratado"? Eu concordo, mas gosto de acrescentar: trate as pessoas com o mesmo respeito que você tem por quem você ama. Eu digo isso porque muitas vezes somos muito mais duros com nós mesmos do que com as pessoas que a gente ama, não é verdade? E, sabe porque eu peço que a gente repense a forma que nos colocamos em relação às pessoas? Porque, assim como as pessoas que você ama, cada um tem sua história.
Além disso, aquela determinada pessoa que deve ou não estar feliz com si mesma, independente de suas "diferenças"! Eu coloco a palavra diferença entre aspas porque o mundo é uma diversidade só...não existe mais o "normal" e o "diferente". E essa diversidade é o que há de mais lindo!! E eu acho que não cabe a nós querermos que ela seja do jeito que achamos que ela deveria ser. E eu estou falando isso porque nós (todos nós, incluindo eu) temos uma mania terrível de achar que o que a outra pessoa é (ou como ela se comporta, ou se veste, ou se insere na sociedade) não é correto, porque não vai de acordo com o que a gente pensa ser certo. Se acreditamos em algo, acho que devemos buscar fontes para aumentarmos nosso conhecimento sobre o assunto e, assim, compartilharmos informações e e discutirmos diferentes opiniões DE UMA FORMA SAUDÁVEL E RESPEITOSA. Acho que as pessoas terem diferentes opiniões é algo completamente normal. Mas, a forma com que elas conversam frente a essas diferenças é que vai dizer muito sobre ela. E é sobre isso que acho que temos que refletir um pouco.
Eu vejo muita gente que ataca as pessoas estando escondido por trás de um username da internet dizendo: "ah, mas estou falando a verdade, não estou xingando". Mas, existe mesmo alguma verdade absoluta? Ou essa é a SUA verdade, ou a SUA visão de mundo, ou até mesmo a SUA vontade de descontar em alguém algo que está mal resolvido dentro de você? Acho interessante pararmos para pensar: o que esse comentário vai acrescentar na vida daquela pessoa? Ou na sua??? Vamos trabalhar a empatia!!!! Você falaria assim com a sua mãe? Ou, você gostaria que falassem assim com ela? Então, porque falar assim com os outros? Ao mesmo tempo, quanto mais estivermos abertos a discutir essas diferenças, melhorar o conhecimento das pessoas em relação a essas diferenças, maiores são as chances do preconceito diminuir! Nós também precisamos estar abertos a trazer mais informação e ajudar as pessoas nesse caminho de descoberta. Ninguém é obrigado a saber tudo. Mas, o respeito pelo desconhecido é extremamente importante nesse processo.
Então, eu finalizo esse texto trazendo nossa atenção para três pontos principais:
1) mais tolerância e empatia com o que é diferente de você (ou pensa diferente de você)
2) mais disponibilidade em ouvir e refletir sobre o que o outro tem para dizer, sem a necessidade de concordar ou discordar naquele exato momento
3) buscar mais informações sobre o que é desconhecido (ou pouco conhecido) antes de julgar
Vamos nos colocar no lugar do outro por um minuto? Assim, podemos descobrir muitos outros caminhos que jamais seriam enxergados se mantivéssemos as vendas do julgamento e do preconceito.
 Bom pessoal, era essa reflexão que eu queria trazer para vocês hoje. Espero que tenham gostado!
Grande beijo, e uma ótima semana para vocês!!!

Com amor, Laís Vidotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário